terça-feira, 5 de julho de 2011

1º dia - Partimos.

30 de junho
Estou finalmente a bordo, mas ainda de um avião.
Voo TAP 1627 com destino ao Funchal.




Objectivo: Integrar, entre 30 de junho e 09 de julho, como professora a bordo, a Campanha Oceanográfica organizada pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM).

Esta Campanha é apoiada pelo NTM Creoula, que saiu da Base Naval do Alfeite (Lisboa) a 19 de junho e regressará a 18 de julho.

A Campanha conta com o entusiasmo e a dedicação de 2 professoras a bordo:



Margarida André Zoccoli e Cristina Levita
 Cabe-nos seguir 3 etapas dos trabalhos:

- acompanhar as equipas de terra do Creoula, durante as amostragens e triagens no intertidal (zona entremarés) em 3 pontos, na Ilha da Madeira.
- acompanhar as equipas de terra do Creoula, durante as amostragens e triagens no intertidal (zona entremarés) em 2 pontos, na Ilha de Porto Santo.
- acompanhar o trabalho das equipas de mergulho do Creoula e participar nas triagens do subtidal ao largo de Porto Santo.

A CHEGADA AO FUNCHAL

Depois de uma aterragem bastante típica (muitissimo ventilada), espera-nos no aeroporto o Prof. Manuel Biscoito, Director do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, tendo entre outras coisas, sob sua alçada, o Museu de História Natural do Funchal e Estação de Biologia Marinha do Funchal. 


Já na cidade, somos ainda recebidos de forma majestosa, não só pelo Creoula como também pela Sagres, ambos fundeados na baía do Funchal.



Chegados à Estação de Biologia Marinha do Funchal (sede dos trabalhos na Madeira e alojamento para a equipa da EMAM), o grupo, constituído por representantes das equipas
EMAM/M@rBisDiverseShore e Estação de Biologia Marinha do Funchal (EBMF), reuniu para organizar as marés dos dias seguintes.


O dia termina tranquilamente na varanda da EBMF com uma vista soberba sobre o Oceano Atlântico onde o Ilhéu do Gorgulho repousa, inspirando quem ali trabalha.


Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

                                                                                    
Mar Sonoro, p. 16
Sophia de Mello Breyner Andresen 

4 comentários:

  1. ... por mares nunca dantes navegados. Bem vinda à blogosfera.

    ResponderEliminar
  2. Que giro Margarida. Espero que tenhas uma excelente experiência. Adorei ver o esse pedacinho do teu diário de viagem. Que tê levem bons ventos.
    Até breve!

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida.
    Estive a ler os primeiros 3 diários e gostei muito. Do toque especial e romântico dos poemas tb... Dá para ver e sentir um pouco do que tens vivido.
    Que vá correndo tudo bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar